sábado, 22 de fevereiro de 2014


MANUAL DE CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA


FONTE: http://kaminskiavalca.wordpress.com/blog/manual-contaracao-consultoria/
Olá! Este é um breve manual para lhe ajudar na hora de contratar alguma empresa ou profissional para prestar consultoria para sua empresa. Faça bom proveito das dicas!
Primeiro temos que diferenciar quatro conceitos: assessoria, consultoria, treinamento e coaching.
Assessoria: neste tipo de trabalho o profissional auxilia a encontrar as soluções e melhores caminhos, mas quem deve executar todo (ou quase todo) o trabalho é o próprio gestor. Em geral a assessoria sai mais barata, pois não demanda tanto tempo do assessor, mas ao mesmo tempo depende do tempo e capacidade de execução do gestor da empresa. Pode ser focado em um projeto específico, como por exemplo de finanças, ou pode ser mais flexível, podendo ser discutidos vários pontos da empresa.
Consultoria: o consultor faz o mesmo trabalho que o assessor, porém ele ajuda na execução e implementação do projeto. Obviamente o investimento será maior, porém o resultado deve ser mais rápido e certo. Neste caso o projeto é mais específico, co maior clareza do início, meio e fim do projeto.
Treinamento: neste o profissional capacita o gestor ou a equipe em um determinado assunto, mas não entra na execução do projeto. O treinamento pode ser in company, ou seja, customizado para a sua empresa ou pode ser geral no qual você participa com outras pessoas de outras organizações.
Coaching: é mais comumente usado para questões pessoais (estou feliz?; o que quero fazer?; qual o próximo passo?), mas também pode ser voltado para a gestão da empresa. A diferença entre o coaching e a assessoria é que no primeiro o coach foca-se nas perguntas. Ou seja, o objetivo não é que ele lhe ofereça as soluções, mas que faça você mesmo as descobrir.
Assim, o primeiro passo na hora de contratar um profissional é identificar quais das formas acima ele irá trabalhar com sua empresa e, também, qual a melhor forma você julga adequado à sua necessidade.

Quando não contratar um profissional de consultoria?
Você não deve contratar um profissional de consultoria (quando nos referimos a profissional de consultoria encare como qualquer uma das modalidades citadas acima):
Para concordar com tudo o que você acha certo – O consultor nem sempre vai lhe dizer que sua idéia é a melhor e você tem que estar preparado para isso;
Para fazer milagres – Não queira que ele triplique o faturamento da sua empresa em três meses quando tudo dentro dela está uma bagunça;
Se não estiver disposto a mudar – Se você não estiver verdadeiramente disposto a mudar seus hábitos e a forma de sua empresa trabalhar, nem perca seu tempo contratando uma consultoria.

Quando contratar um profissional de consultoria?
Você deve contratar um profissional de consultoria:
Para identificar novas oportunidades– Se você não sabe qual o próximo passo a ser dado, ou quais os melhores investimentos a se fazer um consultor pode ser muito útil para traçar esses novos planos;
Para fazer a empresa crescer – O consultor irá ajudar a traçar e executar com você um plano de crescimento e profissionalização da empresa para que ela cresça de verdade.
Para resolver um, ou mais, problemas específicos – Principalmente quando você não tem conhecimento e/ou
tempo para resolver (finanças, processos, etc.) Mas atente-se que quem vai ter que dar continuidade ao projeto é você! O consultor soluciona, mas você é quem continua com a execução;
Para descobrir o que há de errado na empresa– Se você considera que faz tudo certo como mandam os ensinamentos da gestão, mas mesmo assim a empresa não cresce, uma visão externa pode enxergar o que você não é capaz.
O que avaliar na hora de contratar a consultoria?
Histórico da empresa e dos consultores – Sempre importante saber que você não é a cobaia para a consultoria. E se for, use isto ao seu favor para negociar o preço!
 
Clientes atendidos e projetos realizados – Peça o contato de alguns clientes para pesquisar a opinião sobre a consultoria. Se os melhores clientes indicados falarem mal da empresa é porque há algo errado!
Resultados previstos – Quais são os resultados previstos do projeto? O que irá acontecer se os resultados não forem alcançados dentro do prazo previsto? É essencial assegurar-se que o investimento terá seu retorno garantido.
Investimentos adicionais – Além do valor da própria consultoria haverá algum investimento adicional? Seja para a própria consultoria ou para a execução do projeto (adquirir um sistema financeiro, por exemplo). Isto deve ser considerado na hora de avaliar a capacidade financeira de investir.

Como identificar uma consultoria “falcatrua”?
Tem muito consultor incompetente no mercado, assim como em qualquer outra profissão. Porém, tem muito consultor que aparenta ser bom, mas não é. É o que chamamos de “consultor migué”, aquele que fala bem, fala bonito, mas na prática é só “migué”! Veja algumas dicas para tentar identificar este profissional:
Promete resultado garantido – Em consultoria não existe resultado garantido! São vários fatores que influenciam o projeto, desde o perfil do gestor da empresa até, é claro, a capacidade do consultor.
Gosta de aparentar ter muito dinheiro – Anda de terno e gravata, tem carro do ano, faz reuniões em hotéis e faz questão de falar sobre seus bens e aquisições. Esta é uma tática de marketing pessoal: você pensa: “se ele está tão bem de dinheiro, deve ser porque é bom” e as vezes tudo não passa de uma mera carcaça.
Fala demais e ouve de menos – Uma das habilidades que um bom consultor deve é a de saber ouvir e captar todas as informações e dificuldades do gestor. Se o sujeito não tem a capacidade de deixar você terminar duas frases seguidas, como ele vai saber quais os verdadeiros problemas da empresa?
Fala bem, fala bonito, fala difícil, mas com pouco conteúdo – Talvez esta seja a mais difícil de identificar. São aqueles que têm a habilidade da oratória, mas que na prática não falam nada com nada, não passam nenhum conhecimento efetivo
Não passa informações concretas sobre a empresa – Quando solicitado dá alguma desculpa (migué) para não passar o CNPJ da empresa, contato de clientes, certidões negativas de débito, dentre outras que podem dar uma segurança maior quanto a veracidade da empresa
Seguindo estas dicas você terá melhores chances de fazer um bom investimento e obter os melhores resultados!
FONTE: http://kaminskiavalca.wordpress.com/blog/manual-contaracao-consultoria/

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